domingo, 18 de dezembro de 2011

Maratona de Portel

Como se costuma dizer: "onde há uma maratona há um Rider"....e em Portel não foi excepção.

O recente Membro dos RidersTT,Patrick Pinto, esteve presente na Maratona de Portel que se realizou no mesmo dia da Maratona de Estremoz.
Fica o rescaldo do mesmo:

"Achei uma prova excelente, o terreno estava fantástico para a pratica do BTT.

Alguma mas pouca lama,paisagens magnificas e um óptimo ambiente.
Os primeiros 20km era algo duros sendo quase sempre a subir.A partir de então passou a ser um autentico sobe e desce mas mais fácil.
Terminei em 140º com um tempo de 2h48.A classificação não foi a que pretendia mas senti-me bem fisicamente o que já não é mau..."




domingo, 11 de dezembro de 2011

Maratona Ganhões-Estremoz


Mais um ano os RidersTT estiveram presentes em mais um evento dos Sobe&Desce Team de Estremoz e como não podia deixar de ser.....SERRA D´OSSA CUMPRIU O PROMETIDO....FEZ MOSSA.

Os preparativos para a Maratona começaram no dia anterior com o angariar de algumas tampas de plástico para a pequena Inês.
Este ano, a pedido da organização, estava-se a realizar uma recolha de tampas de plástico para ajudar uma menina a obter uma prótese.Como o Armindo Frescata e o Valério Carvalho são um dos "coleccionadores" de tampas no Ciborro,fomos pedir algumas tampas acabando por levar para Estremoz 20 garrafões e mais alguns sacos de plástico cheios de tampinhas.

No Domingo, a partida foi muito cedo...6h30 para não chegar-mos atrasados (se fosse para trabalhar ou para a escola não se levantávamos).
Àquela hora o frio fazia-nos companhia, com os carros a marcar uns interessantes 1º Positivos, enquanto acabavamos de carregar o material no carro.
Com partida em direcção a Arraiolos, onde ia-mos encontrar-se com o Sérgio das Silveiras (Papo) que "ficou" com a inscrição do Rider Janeca, as perspectivas para a prova estavam a tornar-se "frias" pois os carros já marcavam -1º à medida que nos aproximávamos do destino.

Já em Estremoz, tudo correu dentro da normalidade com o levantamento dos dorsais e a montagem das bicicletas.
Duarte:"A prova adivinhava-se durinha...eu e o sarrafo já a tínhamos feito no ano passado mas com chuva!!Desta vez apanhamos um tempo excelente.
A prova pareceu-me mais fraca em termos de participantes,pois neste dia houve Maratona em Canha e em Portel o que "roubou" muitos participantes...

50km:

Dada a partida com o carro da BT à frente, percorremos as ruas de Estremoz até ao Castelo para depois descer-mos em direcção à tão afamada Serra D´Ossa que pairava no horizonte!
Nos primeiros km´s resolvi não apertar o ritmo e apenas deixar-me ir até chegar à serra para ver como estava de forças...
O sarrafo estava perto de mim,ora eu à frente ora ele...gostei!
Como não tinha treinado nada, estava com miufa dos últimos km´s...o sarrafo estava com um andamento bom e resolvi fazer jogo de equipa para não custar tanto.
Eis que surge a Serra e ai eu senti-me bem para puxar pelo Sarrafo, que resolveu tomar um andamento mais leve para se poupar.
Na primeira grande subida conseguimos fazê-la sem dificuldades de maior apanhando logo de seguida os companheiros dos FVF (Alex e Nuno Martins).
O percurso seguinte era um "interessante" quebra-pernas e tudo o que se sobe também se desce...e que descidas.Seguimos sempre juntos com o pessoal dos FVF,aproveitando para meter a conversa em dia mas como sabíamos que eles têm estado a treinar,não seguimos em loucuras atrás deles.
Surge um single track,brutal!Muito perigoso...muita preda,piso escorregadio e curvas apertadissimas.O presidente passava o tempo fora do trilho!!Ahahah, e eu ia caindo..mas não cai!!
Na segunda parte do percurso, o Alex e o Nuno começam a afastar-se mas nós optamos por não segui-los e ir ao nosso ritmo (deram 10min no final com esta fuga....).
Com a passagem pela Glória, foi altura de reconhecer o percurso que era idêntico ao do ano anterior e com isso já sabíamos o que nos faltava.
As forças já não eram muitas e começava-se a sofrer para terminar mais uma etapa...um participante na casa dos 50anos passou por nós e tenta dar-nos alento: "Bora lá rapazes...", ficando provado que isto é para quem treina e não tem nada a ver com a idade....

Nos ultimos 10km´s, o sarrafo tomou conta da frente pois eu já vinha na reserva...maldito olival!
Finalmente surge os pavilhões à vista e então apertamos mais um pouco utilizando as forças restantes para fazer boa figura!!
Terminamos juntos com o speaker a dizer "ai vem a malta do Ciborro", onde ainda fui entrevistado onde só conseguia dizer "Fez jus ao nome: Serra D´Ossa faz mossa".
Passado pouco mais de 15min, chegou o Rider Pedro Santos."


Para Pedro Bento e Jorge Carvalho,a prova teve que ser encurtada e não foram ver as vistas do cimo da Serra D´Ossa.
Logo após a separação das Maratonas, em plena subida, saltou a roda de trás de Xibinha provocando alguns danos à sua bicicleta...
PP optou por por ficar com o Xibinha, percorrendo ainda 2km a pé até chegar a um controlo onde tentaram reparar a corrente para chegar a Estremoz.
Com todos estes problemas,acabaram por fazer o percurso dos 30km chegando ainda antes de Nuno Carvalho,Duarte Cacilhas e Pedro Santos
30km:
Carlos- Mais uma vez 5* em Estremoz com alguns truques de magia na Serra...lol.
Até à separação dos percursos sem grandes dificuldades como comprova a média (23km/h).
A parte restante dos 30km foram faceis à expepção de duas subidas: uma ao km12 de 5 categoria e outra de 4 categoria ao km18 ( http://www.mapmyride.com/routes/view/60013418), sendo de seguida sempre a rolar até final.


Classificações:
50km
41º- Nuno Carvalho - 3h13
42º- Duarte Cacilhas - 3h13
66º- Pedro Santos - 3h33
30km
76º- Carlos Lã-Branca - 2h23
88º- Pedro Bento - 2h29
89º- Jorge Carvalho - 2h29

Video dos Companheiros da Zona55: