sábado, 28 de dezembro de 2013

Tróia-Sagres 2013


Se em 2012 houve um mar que gente por aqueles 200km que ligam Tróia a Sagres, 2013 não foi excepção...e penso mesmo que se bateu o record de participantes.
Apesar de não haver nenhum registo de participantes nesta "romaria", 2013 fica marcado pelo enorme número de ciclistas nas estradas, muito por culpa do excelente dia para a prática do ciclismo.

Os RidersTT estiveram presentes, este ano com 4 elementos juntando-se ao Grupo dos FVF Bike Team que organizou toda a nossa "volta".
Este ano, não existiu atrasos e por isso a chegada a Tróia foi rápida e dentro do que pretendíamos.
Ás 7.10h já se preparava toda a logística para estes 200km e por isso,eram 7.50h dávamos inicio a mais uma aventura.
Inicio de manhã fresco mas que veio a melhorar ao longo das horas ficando nas temperaturas ideais para estas aventuras.
Ao longo do caminho, foi-se passando pessoal mais lento que o nosso grupo, mas também fomos ultrapassados por autênticos TGV´s que seguiam a toda a velocidade estrada fora.
Apesar de tudo, os primeiros km´s foram feitos a um ritmo bastante aceitável com alturas a rolar-mos constantemente na casa dos 40km/h (uma das vantagens de não se ter km é não saber a quanto vamos.....é seguir o barco e pronto).
Passado 2h já tínhamos os primeiros 70km feitos e era altura para a primeira paragem programada.

Em S.Torpes, o planeado era uma paragem rápida, apenas abastecer e comer alguma coisa mais solida. E assim foi.
A partir deste ponto é que as coisas se tornaram mais complicadas, com o vento a mostrar-se presente. Assim, passou a ser fundamental saber resguardar no meio do pelotão de modo a poupar energias.
Por algumas situações, o "novato" nestas andanças ( dos primeiros a fazer ciclismo no Ciborro,talvez), Tiago Romeu ia perdendo o "comboio" mas rapidamente o "cavalo selvagem" Nélinho o ia buscar.
Apesar do vento, o ritmo não baixou muito e com isso começava-se a tornar mais dificil manter o grupo unido sempre que surgia alguma dificuldade.

Chegada a S. Teotónio e a Odeceixe, as grandes dificuldades do percurso, o grupo foi-se partindo.
Sarrafo e Birras ficaram juntos, assim como Nélinho e Zarilhas mas um pouco mais atrás, reagrupando-se no Rogil na 2ª e ultima paragem.

A Partir desta paragem, faltavam 50km e apenas haveria mais uma dificuldade pela frente, a subida da Carrapateira com cerca de 7km.
Rapidamente o grupo voltou a partir-se assim que apareceu algumas dificuldades, optando cada um por ir ao seu ritmo de modo a acabar esta "aventura pessoal". O novo reencontro foi em V.Bispo de modo a podermos chegar a Sagres todos juntos.





Apesar de não ter ficado nada registado, foram 200km em 7h, muitos litros de água e geis consumidos....


Parabéns a todos os que iniciaram esta "aventura", foi um dia memorável ver milhares de ciclistas nas estradas, apesar de estarmos constantemente a ver EXCESSOS (sejam por parte de automobilistas Cegos e Estupidos com a ganancia de ultrapassar, seja por parte dos Ciclistas que realizavam ultrapassagens quando o transito seguia mais lento,colocando-se em Perigo).