
Rescaldo By Janeca
Sábado, 26 de Junho 2010
Pelas 15.30 chego ao Ciborro depois de uma longa manhã pelo parque dos poetas. Ligo ao Birras,uma das facções ( não sei se mais a direita ou a esquerda): "olha, já estou aqui em casa à tua espera!" ao qual o Birras responde: "calma pah, ainda andamos a arranjar as cenas para o jantar logo a noite!.."
Passado 10min lá se deslocou um grande grupo para o Campo de Futebol de Lavre,onde já estavam muitas das "ganadarias" a preparar o recital!
Carros estacionados, buscar os dorsais (nada de trocas), montagem das bikes, ultimas afinações, e muita conversa de circunstância e alguns dos Riders a tentar chegar a um entendimento para fazer a prova (vamos todos juntos!), e a ultima ceia antes de partir (enquanto que o Zéquinha disponibilizava um cigarro para alíviar o stress ( os médicos aconselham um cigarro antes de uma prova de btt seja qual for a duração da mesma)).
Pelas 18h chegou a hora de partir.... Todos no local de partida e o sol a bater de frente…1, 2, 3…a aventura começou….
Logo para começar,uma subida de 900m onde o BARBOSA voava por aquela parede acima enquanto os outros Riders iam todos agrupados como cães de caça….
GASOSO, XIXITO, JANECA, PALINHO, BIRRAS, unidos pela corda, onde de vez em quando se sentia uns esticões, sempre a despacho até uma descida onde surgiu o primeiro engano (nosso e de mais uns 100 atletas). Depois de algum tempo perdido a tentar encontrar as fitas lá vi o Zequinha, estando assim na cauda do pelotão ( ganda chumbadela pensava eu).
Sempre juntos, lá fomos fazendo km comigo a puxar pelos restantes (e pensava para mim, no fim vou comer pela medida grossa, tal e qual!). Com um percurso onde a areia e as subidas eram constantes, as forças iam-se perdendo a cada km percurrido.
Lá fomos mais uma vez a despacho, mas já com o XIXITO e o BIRRAS com a corda ligada. JANECA, PALINHO e o GASOSO sempre a despacho (e os dentes do PALINHO castanhos a certa altura). Não sei se foi disso , mas a partir daí o SOFRIMENTO começa a falar mais alto e o PALINHO e o GASOSO parece que tinham começado ali a prova!!!...tal não era a dor que começava a sentir….
Depois de ter perguntado ao Paulinho os km´s que que ainda faltava, ao qual ele respondeu:": ó Pá, ainda nem em metade vamos…..", pensei para mim: "dassss, já não pergunto mais nada ao PALINHO".
Ao segundo abastecimento,enquanto despachavamos litros de água, o Xixito bebia uma Média Sagres para rebastelecer as forças gastas com o Birras."Bora,bora" diziam, cheios de vontade de chegar à Garcia para mais uma "pequena" subida.
Como sucedeu nos Foros, Birras tentou atalhar de novo nesta maratona,mas agora sem sucesso pois iam muitos a ve-lo:
BIRRAS –" vou já por aqui" (atalhar como ele sabe e gosta….)
XIXITO –" tu és maluco, vás mas é o *******, vá anda , agora vens e mais nada…."
JANECA – deves pensar que tás pior que eu, mas eu ainda estou mais lixado que tu, não sejas porco….já anda seu porco…."
PALINHO E GASOSO – não sei se disseram alguma cena, não me recordo já, mas deviam ir a rir á gargalhada……
Sempre em sofrimento a subir a FAMOSA GARCIA, já todo "escavacado" e sem palavras para exprimir o que sentia,perdi os outros Riders ….
Sozinho lá consegui chegar a estrada nova e pensei meter-lhe a talega até à meta, mas então, queria pedalar e não era capaz.Fui numa velocidade mais leve e quando fiz a curva para a meta (pensei em tirar a roda da frente e fazer a sacar mas já não tinha condições) , vi os Riders com o BARBOSA completamente radiante, a rirem de tal sofrimento que vinha em cima da Merida.