Assim podemos classificar a participação da maior parte dos RidersTT numa das melhores
maratonas a que já participamos....mas já lá vamos às aventuras.
Como sempre,o dia começou bem cedo para os atletas.
Com mais de 700 atletas inscritos para a Maratona, uma das preocupações iniciais de alguns Riders,foi o de chegar cedo a Estremoz para tentar "marcar lugar" o mais à frente possível na
partida.Assim sendo, marcou-se a partida do Ciborro para as 6.30h onde decorreu tudo dentro do normal (desta vez não levamos o dorminhoco dos últimos tempos,Gasoso).
Com chegada a Estremoz dentro dos horários pretendidos,ainda tivemos tempo de ir beber um
café às bombas de Gasolina da entrada da Cidade, onde nos encontramos com o Rider Lã-Branca.
Chegada ao quartel, era tempo de levantar os Dorsais e montar as bikes para mais uma manha de BTT (para alguns era tempo de recordar a sua passagem na tropa,com os tradicionais cumprimentos aos "nossos cabos" com o HI-HUM,ALVORADA).
Aqui começam os primeiros "afazeres" com a montagem de uma corrente partida,afinação das bikes e verificação de suspensões (o rider João Galeano ficou com a suspensão bloqueada devido
à sujidade da ultima vez que estivemos em Estremoz, o que originou uma maratona inteira com
um "pau" autentico à frente).
Problemas inicialmente resolvidos, foi tempo de ir marcar lugar para a partida.
Esta deu-se dentro do horário indicado,sem atrasos, com a parte inicial a ser bastante rápida para tentar separar os atletas para os trilhos que se avizinhavam.
Os "manos bolas", Henrique Gaio e Nuno Gaio, partiram logo para a frente mesmo depois de no dia anterior terem feito 90min de futebol (não parecia nada).Mais para trás seguia Nuno
Carvalho e João Galeano juntos e um pouco mais atrás Filipe Alexandre (Lã-Branca foi para o passeio guiado de 30km).
Sendo o inicio bastante rápido, começou a dar-se as primeiras quedas em algumas descida, onde encontramos o Nuno Gaio (inicialmente pensamos o pior,mas Nuno apenas parou para assistir o atleta que estava caído).
Henrique Gaio já tinha saído dos nossos horizontes, seguindo no grupo da frente, enquanto que a nós só nos restava seguir ao nosso ritmo.
Seguindo sempre os 3 juntos (Nunos e joão),alguns km´s à frente, encontramos Henrique com um furo perdendo assim a hipótese de realizar uma boa classificação.
Ainda se tentou trocar as rodas para que fosse mais rápido,mas tal não foi possível e tivemos mesmo que encher a roda, o que nos fez perder bastante lugares.
Mais um problema resolvido, seguimos caminho separando-nos alguns km à frente.
Henrique voltou a impor um ritmo elevado (mesmo depois de ter jogado a bola) e abalou para a frente.Nuno Carvalho tentou segui-lo mas teve que abrandar para o seu ritmo enquanto que Nuno Gaio e João seguiam logo atrás.
João:"Estava a dizer sempre," Presidente vais muito depressa...", ou seria eu que ia travado?"
Em ÉvoraMonte, começou a surgir as grandes dificuldades, com a subida à vila a ser bastante complicada, seguida de um trilho a descer bastante rápido.
Ai,apareceu mais um contratempo para o Nuno Carvalho:
"Quando ia a descer o trilho de ÉvoraMonte,a ultrapassar alguns atletas mais lentos, sofri uma queda.
Inicialmente parecia que tinha sido apenas uma cambalhota,mas depois veio a notar-se que tinha afectado um pouco mais o físico (fiquei magoado na mão,que doeu bastante até final)"
A partir de meio da prova, as dificuldades físicas já se faziam sentir para alguns atletas.
João: "Ao km30 apareceu-me as primeiras cambras e pensei logo que iria comer até ao final da prova.
Já mais para o final,sozinho, pergunto à organização quantos km´s faltavam ao que me respondem 5km sempre a direito.
Nunca eu tinha demorado tanto tempo a fazer 5km e a chegar a Estremoz deparo-me com a subida que tínhamos que fazer até ao alto da Cidade....a direito diziam eles..."
Nuno:" os km´s finais foram feitos com algum sacrifício, com a mão a doer bastante e as pernas a não estarem também nas melhores condições.
Ao chegar a Estremoz deparávamos com umas subidas bastantes complicada,um autentico parte pernas até à meta.
Foi uma Maratona muito boa,muito bem organizada,pena o facto de não ter corrido melhor pois ai teriamos Riders em destaque na classificação".
Para finalizar o dia, nada melhor que ter que trocar a roda do carro do Nuno pois tinha um pneu rebentado.
É mesmo caso para dizer....Riders em dia NÃO