terça-feira, 21 de setembro de 2010

4ª Maratona "Cidade de Évora" 2010-Rescaldo

Num acto de desafio ou de pura loucura, desta vez os RidersTT elevaram a fasquia de km na Maratona de Évora, inscrevendo-se na Maratona de 85km a contar para a Taça de Portugal.

A manha estava bonita, e os atletas cheios de garra para esta dura batalha.
Duarte Cacilhas,Filipe Iria,Nuno Gaio e Nuno Carvalho estavam confiantes na prova que tinham como objectivo terminar abaixo das 8h enquanto que o companheiro "Labranca" foi para os 55km.

Com os horários a cumprirem-se na integra,às 10h deu-se a partida pelas ruas da cidade de évora.Um momento único mas onde dava angustia ver tantos atletas a passar por nós (principalmente ao Gaio),mas a estratégia estava definida e era de ir a um ritmo médio/baixo para não exagerar logo no inicio.
Até ao primeiro abastecimento (25km), a prova estava a correr bem com todos os atletas juntos e bem fisicamente.
Ao segundo abastecimento (40km), depois de uns bolos e frutas, começou a verdadeira dureza. Uma série de subidas duras (3 das quais feitas a pé a muito custo) e uma descida de meter respeito (também feita a pé sempre com o cú no chão), levaram os atletas a fazer um esforço enorme, começando alguns a ter caimbras (Nuno Gaio a mostrar os seus dotes de massagista).
A partir dai a dureza do terreno começou a ser cada vez mais evidente,onde a "avozinha" era usada constantemente e o muito calor levava a uma desidratação "surpresa".

Resultado disso, foi a desistência de Nuno Carvalho e de Filipe Iria (que desta vez fez de "Mãe Estrudes"), ao terceiro abastecimento (55km).Nuno Carvalho, devido à desidratação extrema, foi ainda conduzido para o Hospital de Évora para observação, acabando por ir lá comer apenas umas Bolachas Maria e um Leite.

Nuno Gaio e Duarte Cacilhas lá continuaram em prova, onde as dificuldades continuavam a surgir. As pernas já não estavam nas melhores condições, dificultando ainda mais a transposição das subidas complicadas.
No quarto abastecimento, já com sintomas de desidratação, Duarte Cacilhas começou a ter caimbras. Os elementos da Federação perguntavam: "É para continuar?" ao qual o Gaio respondia: "Agora?Já que chegamos aqui,temos que terminar..."
A 10km do fim, Duarte começa a sofrer mas Gaio não o deixa e ajuda-o a chegar ao final, numa verdadeira prova de companheirismo.
Depois de a "Mão de Deus" ter actuado com o Nuno Carvalho, na recta final foi Duarte a necessitar da ajuda de Gaio e de 3 elementos da organização.

Duarte Cacilhas e Nuno Gaio foram os últimos a cruzar a meta, com 7h15min de prova, mas como o Duarte dizia:"Fomos os últimos a cortar a meta, mas dignificámos a camisola dos RidersTT mais uma vez".

Parabéns Rapazes

12 comentários:

bethoven disse...

E Agora?? Já pensaram em virar-se definitivamente para as minis?? podemos ir de bicicleta pró Joel ou pá do Boga...

Sarrafo disse...

Podemos sempre fazer esse desporto....

No entanto,esta ficou-me engasgada...para o ano volto a tentar

sarrafo disse...

Queria agradecer ao Bolas mais velho,por me ter ajudado sempre quando tinha os meus Músculos a quererem sair das pernas.

A desidratação veio sorrateiramente e não dei conta dela....mas foi giro a volta de ambulância que dei e as 2h que tive no hospital a descansar na maca...

gasoso disse...

O Manel está forte!!!

bethoven disse...

Agora fora de brincadeiras...

Deixem-me felicitar-vos pelo espirito de sacrificio e coragem demonstrada para um desafio desta envergadura!

Os meus parabéns a todos, em especial ao Sarrafo que já por muitas vezes demonstrou que é duro de roer e tem uma capacidade de sofrimento por mim invejada.

Parabéns e continuem rapazes!

Sarrafo disse...

Veio a lagrima ao olho....

gasoso disse...

Acho que as palavras do buchinha são merecedoras de uma grade de minis!!!

nuno gaio disse...

o sarrafo agora trocou as minis por copos de leite e os tremoços por bobolachas maria.

gasoso disse...

lool....é muito!!!

sarrafo disse...

A partir de agora,vou-me tornar um desportista a 100%....

Beber minis até cair para o lado

qwerty disse...

´se em vez e bidons de água levassem era uma grade de minis cada um faziam melhor

Pepe disse...

Meninos.... no meu tempo de ciclista fazia os 110 km de Vendas Novas sempre a chover, com 2 quedas incluidas e ainda tinha tempo de fazer xixi e beber redbull ao mesmo tempo!


Vá , pronto, dou os parabens na mesma ;-)