segunda-feira, 28 de março de 2011

III Maratona Pedais do Raia






O dia começou bem cedo para os riders que se deslocaram até Mora (7.15h da hora nova), logo com a companhia de uns "chuviscos". Se a vontade de sair da cama quente depois de apenas 5 ou 6 horas de sono era pouca, com aquela chuva pior ficou.

Mas compromissos são compromissos, e Duarte Cacilhas,Pedro Santos e Nuno carvalho lá se encontraram para seguir viagem na Carrinha do Pedro.



Com chegada a Mora dentro da hora prevista, tínhamos ainda bastante tempo para nos preparar e abastecer-nos de Líquidos/Sólidos para a prova.


A Partida foi dada dentro da normalidade, pelas 9h10, com o inicio do percurso a ser realizado atrás do jipe dos Bombeiros. Devido ao facto de termos partido um pouco atrás, inicialmente tivemos algumas dificuldades de ultrapassar alguns bttistas mais lentos o que originou alguns excessos, depois:


Duarte- "Logo após a entrada na terra batida, senti-me bem para imprimir um ritmo médio alto, mas foi um grande erro que cometi!!! (Desde Salvaterra que não andava, ou seja, 20 dias). Os primeiros 15km foram feitos num ápice com o sarrafo. Os trilhos percorridos eram nossos conhecidos das nossas voltas ao Açude do Gameiro, este facto deu-me uma força psicológica para continuar a apertar... O percurso era do meu agrado, tinha zonas técnicas e zonas rápidas...mas a chuva que tinha caído veio prejudicar o estado do terreno numas subidas dignas desse nome!"





Nuno- "O inicio foi rápido, com a vontade de chegar à frente e encontrar um grupo com o mesmo ritmo que eu. Inicialmente ainda rodamos os 3 juntos,mas passado uns km perdi o Pedro que ficou para trás numa subida onde estava "tráfego". Consegui acompanhar o Duarte mais um pouco até que tive que abrandar um pouco para encontrar o meu próprio ritmo, para aguentar a restante prova que já mostrava que iria ser dura devido ao terreno pesado".




Com os primeiros 20km a serem na zona do Açude do Gameiro, num sobe e desce constante, foram realizados juntamente com o pessoal dos 70km, o que levou a que alguns pensassem que estavam enganados:


Nuno- "Os trilhos do Açude do Gameiro foram excelentes. Andamos sempre num sobe e desce constantes, por estradas já conhecidas, das nossas voltinhas de fim-de-semana. Estive sempre acompanhado por atletas dos 70km o que me levou a ficar preocupado, pois pensava que já tinha falhado a viragem de percurso dos 40km (para ajudar,ainda encontrei alguns bbtistas em sentido contrário na eco-pista)"


Ao km31, surge algo que nenhum dos 3 atletas pensou acontecer:


Duarte- "ao km 31 quando eu seguia sozinho, não sei o que se passou... Simplesmente “meti a pistola à cabeça e morri p’ra vida!!!”. Ouvi ouvi uma assobiadela que só podia ser do sarrafo!!! O ritmo que vinha a fazer era extremo para a falta de treino que tenho, de tal forma que o sarrafo passou por mim numa subida que fiz a pé. "


Nuno- "Ao km 31/32, numa subida bastante difícil devido ao estado do terreno, vi uma camisola dos RidersTT. Pensei: "Olha o Gasoso,consegui juntar-me a ele e agora podemos ir juntos".Ao fazer metade da subida de bike, decidi fazer o restante a pé,pois não valia a pena estar-me a esforçar...até que me junto com o Duarte e digo-lhe:



- "vá bora!!!"


-"Eu morri" responde ele...


-"Vá bora", voltei eu a dizer pensando que tinha percebido mal...


-"Eu morri, não aguento as pernas" disse ele...


Foi ai que percebi que ele não estava bem e que tinha exagerado. Acabei por lhe perguntar se queria beber sais, e segui em frente..."






Duarte- "Até fim foi um sofrimento...o Pépe ainda me veio a ajudar antes de entrarmos em Mora, onde a mão de Deus reinou!!! Com um sentimento de insatisfação terminei, pois o lugar em que estava ao km 25 dava-me ideia de ser bom."

Nuno- "Depois de ter deixado o Duarte, tentei seguir ao mesmo ritmo que tinha imposto. O terreno estava bastante pesado e as forças a faltarem. Os km finais já foram realizados em sacrifício, pois afinal não foram os 39km indicados mas sim 45.6km. No geral, a prova correu-me bem, apesar de ter exagerado em alguns pontos... No final, "comemos todos pela medida grossa....."(mais o gasoso que nós!!!)"





Em Resumo na entrevista:








Classificações: http://www.pedaisdoraia.net/Classificacao%2040km.htm



Sarrafo: 35ºlugar, 2:11:51



Pépe: 64ºlugar, 2:21:34



Gasoso: 65ºlugar, 2:21:42


4 comentários:

Anónimo disse...

á valentes.....

peixe disse...

nao aguentam e depois dizem que nao treinam desde salvaterra . gasoso nao precisas de estar a carregar agente que nao te fizemos mal nenhum lol. temos informaçoes que foste treinar . ela da cabo de ti lol.so ficas-te com o dorsal cheio de pedradas do presidente lol

gasoso disse...

LOL...contenção nas palavras seus porcos!!! HIHI...isto vai mudar em breve...

Sarrafo disse...

Tenham calma,que o homem agora vai voltar ao estado Normal....